Como a Análise Corporal pode ajudá-lo a tomar decisões

indecisão_visual_hunt

Você sabia que o formato do seu corpo revela que tipo de mente você tem e pode lhe ajudar a entender a raiz dos problemas e porque a indecisão o afeta tanto?

Você já deve ter passado por um momento onde tem que dar um passo na vida e dúvidas começam a martelar na sua cabeça.

Quer seja engatar em um relacionamento sério ou sair de um que não está indo tão bem, ou escolher uma nova carreira, ou até para onde viajar nas próximas férias.

Ou como eu agora o que vou escrever na próxima frase?

Se você está passando por um problema de indecisão, deve estar se perguntando o que é Analise Corporal e como ela pode ajudá-lo neste momento.

A maioria das indecisões, pequenas ou grandes, pode vir das seguintes fontes:

  1. Insegurança. Estamos num ponto determinado na vida carregando nossa história, prontos a ir em direção ao nosso futuro. O nosso passado já sabemos como foi, mas o futuro, mesmo para quem tem bola de cristal, é incerto. Dar um passo, para muitos de nós, é ir em direção ao escuro, por mais que tenhamos planejado.
  2. Múltiplas opções. Se temos poucas opções, decidir é mais fácil. Se temos muitas, igualmente elegíveis, podemos ficar paralisados. Uma situação típica é do jovem que terminou o segundo grau e quer escolher uma profissão.
  3. O Dilema. Dilema é a escolha de uma entre duas opções, ambas com uma carga emocional pesada. Um exemplo clássico é o do padre escolhendo entre a Igreja ou o amor de sua vida, ou do herói entre prender o vilão ou salvar uma vítima. Colocando de uma forma mais concreta, próxima do nosso dia a dia, pode ser a escolha entre sua carreira ou a vida com a família.
 

 

Análise Corporal – Os Traços de Caráter e a Indecisão

A Análise Corporal é uma técnica que, a partir de uma análise criteriosa de seis partes do corpo, traça um gráfico de como estão distribuídos cinco traços de caráter. A partir desta análise verifica-se como a combinação dos traços pode agir em cada contexto e mostra porque você em determinadas situações pode não estar vivendo o máximo de seu potencial, gerando o problema que está vivendo agora.

Tudo tema ver com as dores e recurso de cada traço de carácter que compõe a sua pessoa.

Mas que traços de caracteres são esses?

Os nomes parecerão de início um pouco estranhos, pois os criadores da técnica preservaram os nomes originais criados por Reich e Lowen:

1) Esquizoide

São pessoas criativas, com ideias fora da caixa. São magros, falam pouco, parece que toda a energia está na cabeça. Quase não se conectam com as pessoas. Um exemplo de esquizoide é Stephen Hawkins.

Este traço é formado durante a gestação e parto e tem como principal dor a rejeição e como principais recursos a criatividade e inteligência.

2) Oral

 

São pessoas emotivas, com uma grande dose de empatia. Gostam de estar com pessoas. Normalmente tem o formato do corpo arrendondado. Um exemplo de oral é Jô Soares.

Sua dor é o medo de ser abandonado e os principais recursos são a empatia e a comunicação.

3) Psicopata

Psico_2_cr

Não, não estamos falando do vilão dos filmes do 007. Este traço no traz a capacidade de articulação e de conseguir recursos para que as coisas sejam feitas. São líderes. Uma pessoa com este traço de caráter alto será aquele que, num acidente, em vez de ficar só olhando, sem saber o que fazer, começa a dar ordens aos espectadores: fulano liga pra a ambulância, sicrano e beltrano, tente afastar as pessoas, etc… Estas pessoas fisicamente lembram um triângulo invertido, com ombros mais largos que os quadris. Um exemplo é o Faustão.

Sua dor é o medo de ser manipulado e seus recursos principais são a liderança e o pensamento estratégico.

4) Masoquista

masoca_2_640x640_divulgacao_o_corpo_explica

4) Masoquista

Não, não é o aquele que gosta de sofrer. O Masoquista é uma pessoa com corpo “quadrado”, uma aparência sólida, calado. Normalmente expressa pouco sentimentos, mas é capaz de ouvir as dores de todo mundo, sabendo guardar segredo. Um exemplo é a ex-presidente Dilma Roussef.

Sua dor principal é a humilhação e seus principais recursos são a capacidade de planejamento e a atenção aos detalhes.

5) Rígido

rigido_cortado



São as pessoas de traços harmônicos e bem distribuídos. Estão nos padrões de beleza clássicos. Normalmente são competitivos, perfeccionistas e gostam de ser o centro das atenções. Um exemplo de carácter rígido é Angelina Jolie.

Sua dor principal é o medo da traição e seus principais recursos são a agilidade, ser multitarefas e a capacidade de atingir resultados

Tenha claro que todos nós temos uma combinação de todos os traços. A Análise Corporal tem a função de determinar como estes traços estão presentes, quais tem predominância e como se combinam, se complementando ou entrando em conflito.

Num momento de decisão, como cada traço se comporta
pergunta-question-1422617_1280

Cada pessoa vai se comportar de uma maneira diante de uma decisão.

Uma pessoa predominantemente esquizoide, vai querer informações lógicas para decidir. Antes de fazer qualquer coisa, ele vai pesquisar, se informar, fazer comparações. Percebemos a indecisão quando ele busca cada vez mais informações, às vezes inúteis.

O Oral, ao decidir, precisa sentir. Antes de decidir, ela consulta os cinco sentidos e o coração. O que vai colocá-lo na indecisão é sensações conflitantes entre as suas várias percepções.

O Psicopata ao decidir busca a opção que lhe dará maior vantagem. Fica indeciso quando não consegue ver com clareza todas as vantagens.

O Masoquista ao decidir busca segurança. Sempre pondera qual das alternativas é que oferece menos riscos. Na indecisão tende a ficar aonde está, evitando sair daquilo que já conhece. Costumam procrastinar indefinidamente suas decisões quando estão em dúvida.

O Rígido quando há várias opções, ele quer todas. Não quer abrir mão de nada, sobretudo do controle da situação. É o traço de caráter mais indeciso.

Como não existem traços puros, há ainda a combinação de traços, que podem gerar conflitos entre eles. Por exemplo, uma pessoa que tem dois picos, esquizoide e oral. O esquizoide pode não ver lógica na escolha, mas o oral sentir que vale a pena ou vice-versa. Ou uma combinação psicopata e masoquista, onde o psicopata vê que vale a pena correr o risco porque a vantagem possível é grande e o masoquista ficar com medo da mudança.

A Análise Corporal atuando no processo de decisão

Dentro deste processo, saber quais os traços que compõe sua personalidade vai ajudá-lo a ter uma decisão mais acertada.

Sabendo quais traços em uma determinada situação estão na dor ou no recurso vai ajudá-lo a traçar ações para buscar retirar da dor os traços que estão neste estado e levá-los ao recurso, como preservar os que estão no recurso. Também buscar ações apropriadas de cada um dos traços ou de uma combinação de traços que podem ajudá-lo a resolver o problema.

Estou abrindo a agenda para atendimentos de análise corporal. Para maiores informações, preencha o formulário abaixo:

Ou mande um e-mail para:

contato@alvarodomingues.com

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

*Seguimos a Lei Geral de Proteção aos Dados. Seus dados estão seguros. Respeitamos sua privacidade.

Posts Relacionados

Últimos posts